Sob sugestão do Prof. Manuel Au-Yong Oliveira para uma recolha de bens entre os alunos de Gestão do 1º ano para a Acreditar Coimbra nasce uma marca que projeta um objetivo mais amplo e dinâmico do que o esperado, a Sê Humano: a solidariedade está no teu ADN.
A Sê Humano é, portanto, uma marca criada por alunos e docentes do DEGEIT: nós, Cátia Silva e Alexandre Fabrício, alunos do 1º ano de licenciatura de Gestão, José Marinheiro, aluno do 2º ano de licenciatura de Gestão e coordenador do Núcleo de Estudantes de Gestão, Professor Manuel Oliveira, membro da Comissão Executiva e diretor da licenciatura do 1º ciclo em Gestão, e o Professor Doutor Carlos Costa, Diretor do Departamento de Economia, Gestão, Engenharia Industrial e Turismo. O seu objetivo é apoiar os mais necessitados e alertar os estudantes para a importância da Responsabilidade Social.
Um dos primeiros passos foi criar uma sinergia com o NEG, o Núcleo de Estudantes de Gestão, crucial para todo o desenvolvimento e crescimento da Sê Humano. Podemos considerar esta sinergia como a ponte que ligou a nossa vontade de fazer mais com toda a Universidade e seus respetivos recursos. Do corpo docente do DEGEIT, conseguimos o apoio do Professor Manuel Oliveira e do Professor Doutor Carlos Costa, o que facilitou a comunicação entre a nossa equipa e os órgãos superiores da Universidade.
O primeiro projeto que a Sê Humano criou foi o “Projeto Acreditar Coimbra”. Esta foi a etapa em que demos a conhecer a nossa marca à comunidade académica. O objetivo deste projeto era a recolha de bens para a associação de cariz solidário mencionada. Para isso, começamos a campanha de divulgação no dia 15 de fevereiro de 2016 e a respetiva recolha na semana de 22 a 25 desse mesmo mês. Para a divulgação do projeto, distribuímos flyers, afixamos cartazes pela UA e criámos uma página e evento no facebook, onde partilhamos um vídeo realizado por nós, a promover o evento. A recolha foi um sucesso, contando não só com a participação de alunos, mas também de docentes de toda a Universidade.
Neste momento, a equipa da Sê Humano está a preparar outro projeto. Desta vez, este envolverá a cidade de Aveiro e uma instituição de cariz solidário sediada nesta.
A integração na Sê Humano permitiu-nos, enquanto alunos de Gestão, perceber de perto aquilo que é a organização de um projeto: toda a logística, marketing envolvido e trabalho de equipa. É mais um exemplo de uma atividade em que o NEG promove o desenvolvimento de soft skills por parte dos estudantes, permitindo-nos, portanto, pôr em prática algumas das competências adquiridas em aula.