Quantas e quantas vezes ligaste o computador, abriste uma página Word e ficaste durante horas a olhar para ela sem ter qualquer ideia do que escrever e de como fazer o teu CV?! Muitas não é?! Nós sabemos. Também já passamos por isso. Mas não te preocupes, as tuas horas de desespero acabaram porque vamos dar-te as mais úteis dicas para escreveres o CV perfeito!

A estrutura

Tens disponível online inúmeros formatos/templates em que te podes basear.

Um curriculum deve contar a tua história de forma direta e resumida, porém, existem alguns aspetos que devem ser referidos:

  • Os teus dados pessoais

    Nome, idade, fotografia, género, nacionalidade, morada, contactos, Linkedin, Carta de condução e posse de viatura.

  • Resumo pessoal e profissional

    Deves fazer uma descrição breve das tuas características e competências.

  • Experiência profissional

    Aqui deves também referir o tempo que trabalhaste na organização. É obrigatório que refiras as tuas atuais e/ou anteriores funções, as tuas responsabilidades e alguns dados que reflitam o teu sucesso no desempenho das funções.

  • Educação

    Apresenta o teu percurso académico mais relevante, como por exemplo, doutoramento, mestrado, licenciatura.

  • Interesses pessoais e outras atividades

    Aqui podes referir negócios que tenhas desenvolvido, algum conhecimento que tenhas nalguma área em específico, países onde viveste, viagens que realizaste, voluntariado, desportos que praticaste e hobbies. Estes aspetos mais pessoais irão diferenciar-te de outros candidatos.

Conselhos

Sinceridade acima de tudo

Já ouviste dizer que a mentira tem perna curta? Então, não mintas ou coloques informações falsas.

O melhor fica no topo

Tenta ser o mais cronológico e organizado possível, nunca esquecendo que deves  colocar sempre da experiência  mais recente para a mais antiga.

Não manipules informação

É importante que adaptes o teu CV à função/cargo a que te estás a candidatar.

Pensa como um recrutador

Tenta colocar-te no lugar de alguém que recebe centenas de CV’s por dia e imagina o que essa pessoa iria procurar para aquela função, depois relê o teu CV e percebe se este corresponde ao que o recrutador procura.

Os conselhos são sempre bem-vindos

Depois de escreveres o teu CV mostra-o aos teus amigos, familiares para que estes te ajudem a perceber se o mesmo se adequa à função a que te queres candidatar.

Sê breve

O teu CV não deve ter mais do que uma página porque o tempo médio dispendido para ler um CV é menos que um minuto.

Vais receber muitos “nãos” ou até mesmo não vais receber qualquer tipo de resposta, contudo, é importante que nunca desistas daquilo que desejas nem de ti próprio.

Mantém o teu CV atualizado

Não deves atualizá-lo apenas quando estás à procura de trabalho. É mais aconselhável melhorá-lo enquanto não estás desesperado e assustado porque perdeste o teu emprego.