De certeza que já estiveste naquela situação em que tens um monte de coisas para fazer e provavelmente até já fizeste uma lista de tarefas que ainda tens para realizar e nunca, mas NUNCA sabes por onde começar!

Todos sabemos que uma tarefa que poderia ser feita em 4 horas acaba por se tornar numa daquelas tarefas que demoramos cerca de 4 dias a realizá-la!

Por isso, começamos por te dar 3 dicas essenciais para seres mais organizado e fazeres todas as tarefas que tens a fazer:

  • Parar o modo “multitasking"

    Muitos estudos mostram que realizar várias tarefas ao mesmo tempo leva-nos a fazer menos coisas do que aquelas que  poderíamos realizar durante um dia inteiro. Devemos focar-nos numa tarefa de cada vez!

  • Realizar a nossa lista de tarefas e focar naquelas que são mais importantes

    É muito importante termos a nossa “to do list” orientada para conseguir atingir resultados!

  • Ser realista com o planeamento de realização dessas tarefas

    Preenchermos a nossa agenda sem sequer pensarmos em ter tempo para as nossas próprias necessidades não é algo que nos irá ajudar a trabalhar de melhor forma! Quando defines metas impossíveis de alcançar, e acabas por perceber que realmente não conseguiste atingir esses resultados vais sentir-te desmotivado porque não foste capaz de realizar aquilo que estavas realmente à espera de fazer.

Como conseguir fazer as nossas coisas da forma mais eficiente e rápida possível?

A razão pela qual temos tanta dificuldade em realizar essas tarefas é por utilizarmos o método antigo de realização da lista, em que colocamos apenas o título da tarefa, o que faz com que todas elas pareçam complicadas e abstratas, o que nos leva logo a assumir que será algo que vai demorar imenso tempo a fazer.

Isto  claramente vai-nos levar a  um estado de procrastinação e vai levar a pensamentos como ”Oh, deixa-me só descansar mais um bocado ou ver mais um episódio ou até uma temporada inteira da minha série! Posso fazer isto depois”.

Quando passamos a ser mais específicos torna-se mais fácil realizar essas mesmas tarefas! Isto inclui especificar o “onde”, “quando” e todos os passos que temos que seguir.

Ou seja, ao mudarmos a nossa maneira de fazer a lista e quando aprendermos a priorizar tornamo-nos mais eficazes na realização de tarefas! E é assim que todos os dias certas pessoas conseguem fazer camadas de trabalhos, estudar, estar envolvido em certas organizações, trabalhar em part-time, entre outros.