Como é que é molenga? Não foste às aulas e estás com as frequências à porta e como sempre deixaste tudo para a véspera e agora tens um camião de matéria em atraso? Mas não foi de propósito, eu sei que não, tinhas sempre todas aqueles jantares e festas que não podias  mesmo faltar, claro tudo motivos extraordinariamente válidos! Apesar de tudo e do teu estilo de vida super ocupado tens uma grande sorte porque tens o doutor NEG que não tinha nada melhor para fazer do que te proporcionar com um artigo para tentar fazer com que faças as cadeiras!

  • Tira um dia para te organizares

    1. Faz um cronograma do teu estudo, uma coisa simples

    2. Reúne o teu material de estudo e pesquisa nas várias ferramentas que tens ao teu dispor

    • Material de estudo

    Está na hora de ir buscar o caderno, slides, manuais, códigos, legislação e de mandar a típica mensagem a implorar por apontamentos dos colegas.. Tenta ter o máximo de coisas em papel!

    • Doutor NEG, Professor  Google e Explicador Youtube

    Todas as plataformas te são bastante familiares e podes utilizá-las como ferramentas poderosas de estudo. Através de tutoriais elucidativos, conseguirás rapidamente fixar aquela matéria crucial.

    Tens aqui um exemplo: https://www.youtube.com/watch?v=bCkCWnmAD-o

    3. Coloca todas as tuas tarefas num calendário mensal

  • Escolhe o teu local de estudo

    Neste momento tens os materiais impressos numa mão, um litro de café na outra e um peso enorme na consciência porque não começaste mais cedo, mas mãos à obra ainda nada está perdido! Já todos estamos fartos de saber que deve ser um local sossegado, com boa iluminação e anti-gadgets, e sim, eu sei que é complicado…. Mas segue os conselhos do doutor NEG, vai para  a biblioteca, mediateca ou procura as diversas salas de estudo à tua disposição na universidade.

  • Percebe qual o teu método de estudo

    Para alguns o melhor método é ler, para outros é escrever, ver vídeos ou mesmo estudar em grupo. Testa, vê no qual a tua produtividade é maior. Usa-o sempre e vai estabelecendo pequenas metas diárias que desbloqueiem pequenas recompensas, o que te fará sentir melhor e com que atingir o teu objetivo seja mais fácil

  • Aumenta a tua produtividade

    É importante que enquanto estudas, o tempo valha a pena. O teu cérebro precisa de descansar para depois voltar na força toda, por isso mesmo, não estudes rodeado(a) de distrações nem por muitas horas seguidas e sem pausas.  Faz log out de todas as redes sociais e reserva as tuas pausas para acederes e te atualizares no que se passa no mundo. Assim tens um estudo muito mais rentável e produtivo, o que significa que precisas de menos tempo para despachar a matéria! Para te ajudar neste compromisso e a monitorizar as tuas pausas existe uma aplicação para telemóvel que se chama “Productivity Challenge Timer“. Nesta aplicação podes definir o tempo que queres assumir o compromisso de estudar em modo foco total (20 a 30 min); definir o tempo de pausas grandes e pequenas e o número de vezes que queres estudar até uma pausa grande. Nas pausas pequenas podes consultar as redes sociais ou até mesmo ir ao wc mas estas não devem ultrapassar os 5 minutos. Quando são pausas maiores, podes aproveitar para lanchar, ir tomar um café, dar um passeio, etc.

  • Cuida de ti

    • Hábitos alimentares

    Neste momento já deves achar que o doutor NEG está a escrever isto com intenção de ter um talk show acerca do estudo dos estudantes, nada disso, só quero que faças cadeiras com uma perna às costas. Tenta ter uma dieta mais ou menos equilibrada e saudável e, come regularmente . Mas é importante também não teres comida em cima da mesa e bebida só água (ou chá). Se tiveres comida, o teu cérebro vai estar focado em comer. Se tiveres fome, sai do sítio onde estás a estudar e vai comer, faz uma pausa. Já em relação ao álcool, ele afeta a tua capacidade de assimilar conhecimentos, reduzindo-a, por isso evita o álcool em épocas de estudo (é só temporário!)

    • Horas de sono

    Dormir é extremamente importante quando se trata de estudar. É durante o sono que o cérebro consolida a informação que foi apreendida. Para além disso, apenas com descanso adequado o teu cérebro consegue estar nas suas capacidades máximas e apreender o máximo de informação. O café (ou outra bebida energética) dão-te apenas uma sensação de estar acordado mas não melhora as tuas capacidades cognitivas.

    Para mais informações : https://www.youtube.com/watch?v=r-8g_hIGNwM