A época de exames está a cada vez mais próxima e tu passaste todo o teu tempo em saídas, jantares e a fazer tudo menos estudar? És um pro a viver a vida académica mas com fracas competências a organizar o teu precioso tempo e a ser produtivo? Tudo isso indica que estás a precisar de umas dicas do já experiente NEG!

No estudo:

1. Minimiza as distrações: desliga o telemóvel ou põe em modo avião

Todos sabemos que aquela pausa de 5 minutos para ir ao “insta” se vai tornar numa pausa de 5 horas por isso a melhor solução é no momento de estudo criar uma certa distância do nosso obsessivo amor pelo telemóvel e verás que não vai ser o fim do mundo.

Organiza o teu local de trabalho

Mantém a tua secretária limpa e altamente organizada. Isto vai-te ajudar a manter o foco.

Usa uma agenda e planeia o teu dia

Logo pela manhã ou na noite anterior faz uma lista REALISTA das tarefas que tens de fazer, dos trabalhos que tens de começar, das matérias que tens de estudar. Uma ajuda é decidir quanto tempo queres dedicar a cada coisa. Aproveita a agenda e anota previamente as datas de entregas de trabalhos e de testes. Assim consegues planear o teu estudo com mais tempo e não terás de madrugar no dia anterior ao exame a tentar aprender a matéria do semestre todo!

Estabelece prioridades

Dentro da lista de tarefas vê quais são as mais importantes e NÃO deixes as coisas mais difíceis para o fim pois todos sabemos que vais acabar por não as fazer!

Foca-te, quanto mais te focares em cumprir os teus objetivos mais rápido e eficientemente eles se cumprirão

Não te esqueças de fazer pausas para ires comendo, trabalhar de estômago vazio impede-te de manter o foco.

Anota os conceitos mais importantes nas aulas

Quanto ao estudo em si verás que vais poupar muito tempo ao anotares os conceitos mais importantes nas aulas, e todos sabemos o quanto custa estar atento! Porém tempo precioso, que depois pode ser gasto para ires beber aquela cerveja com que já andas a sonhar há dias.

Conhece-te a ti mesmo e não te compares aos outros

Cada pessoa tem uma altura do dia em que é mais produtivo, para alguns é de manhã e para outros é a meio da noite!Faz as coisas a teu tempo, na hora que achares que funciona melhor para ti.

Multi-tasking não te leva a lado nenhum

Eu sei que o tempo não é muito, mas se o fizeres vais acabar com um monte de coisas mal feitas e mal sabidas, por isso faz uma coisa de cada vez.

Guarda sempre tempo para fazer algo que gostes

Guarda tempo para o que te deixa feliz e que te faça descansar a cabeça! Seja isso fazer desporto, ouvir música ou ver um filme, pois se não o fizeres é muito provável que acabes por dar em tolo!

No dia-a-dia

  1. Cozinha sempre o dobro e congela uma porção
  2. Faz uma ementa semanal com base nos alimentos que tens em casa assim não precisas de perder tempo em pensar o que vais cozinhar no próprio dia e é uma ajuda para não estares sempre a ir ao McDonald’s!

Aplicações que te podem auxiliar na economização de tempo

Evernote: Permite tirar notas, criar listas de tarefas, e guardar coisas que encontra online. A aplicação sincroniza automaticamente tudo entre o telemóvel, tablet e o computador.

Sleep Cycle: consiste num despertador inteligente que analisa o teu sono e te acorda na fase de sono mais leve. Apesar de continuar a ser complicado acordar cedo, já não vai ser tão doloroso.

Freetime: é o contrário da agenda, ele analisa os teus compromissos e dá ênfase para os teus tempos livres. Experimenta!

Voice Reader: estás farto de olhar para a matéria que vai sair na próxima frequência e não te consegues concentrar? O Voice Reader poderá ser útil para ti, uma vez que transforma automaticamente qualquer texto em arquivos de áudio!

Neotriad: permite que faças a tua lista das tarefas diárias e determina o tempo dedicado a cada uma delas.