Raquel Morgado- Bratislava

   O meu nome é Raquel Morgado e frequento atualmente o 3º ano de licenciatura em Gestão na Universidade de Aveiro. No meu primeiro semestre do 3º ano do ano letivo 2019/2020 abracei uma nova cidade para continuar os estudos. Bratislava, capital da Eslováquia, tornou-se na minha segunda casa durante mais de 3 meses. Embarquei nesta viagem acompanhada por 3 amigas do meu curso, e juntas partimos à aventura.

   Quando decidi fazer Erasmus tinha como objetivo máximo melhorar o domínio da língua inglesa bem como conhecer novas culturas. Erasmus traduziu-se numa palavra: Novidade. Tudo era novo, desde o país, as pessoas, a língua, a cultura, a gastronomia e no fim desta jornada também eu me tornei um pouco “nova”. Vivenciar esta experiência tornou-me mais versátil e com uma enorme capacidade de adaptação. Tive a gratificante oportunidade de poder chegar a Portugal com memórias de 7 destinos diferentes e de pessoas de várias partes do mundo. Viajar foi uma das palavras de ordem durante esta longa estadia.

   O nível do ensino em Bratislava, nomeadamente na Faculty of Management onde estudei, é consideravelmente bom, as aulas eram todas lecionadas em inglês e os docentes desafiavam-nos diariamente com novos projetos e apelavam à comunicação e discussão em contexto de sala de aula com os outros alunos. A carga horária é inferior à de Portugal, contudo, o nível de exigência é semelhante, os meios de comunicação da universidade são modernos e eficazes e a relação professor/aluno é relativamente próxima, os professores são bastante acessíveis.

   Sair da nossa zona de conforto dá-nos ferramentas fulcrais para o nosso futuro. Se recomendo Erasmus? Sem dúvida alguma.

   Deixo uma mensagem para quem ainda está indeciso: Não percas tempo, faz as malas e descobre o desconhecido! Encara Erasmus como um desafio, os desafios mais aliciantes são os que nos fazem crescer e despertar skills que antes estavam só adormecidas.